Anna Paula Burlamaqui Soares (Niterói, 2 de fevereiro de 1967), é uma atriz brasileira, vencedora do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo Festival do Recife. Também recebeu indicações para o Prêmios Qualidade Brasil.
Prolífica na televisão desde o final da década de 1980, Paula ficou conhecida após vencer o concurso Garota do Fantástico (1987), na TV Globo, que lhe rendeu uma participação especial na novela do horário nobre O Outro (1987). Desde então, passou a participar de diversas produções na televisão, com papéis coadjuvantes. Em maio de 1996 posou nua para a Playboy, em Aspen (Estados Unidos).
Em 2005, por sua performance como a batalhadora Islene na novela do horário nobre América, da TV Globo, Paula ganhou elogios por sua atuação, sendo esse seu primeiro grande destaque na televisão. Por esse trabalho, ela recebeu indicações ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante. Em seguida passou a interpretar personagens mais complexos, como a homossexual Stela em A Favorita (2008), a professora Sofia em Cama de Gato (2009) e a ex-atriz pornô Dolores em Avenida Brasil (2012).
Nos cinemas, Burlamaquy realizou participações em diversas comédias, como Viva Sapato! (2003), Gatão de Meia Idade (2006) e Reis e Ratos (2012). Mas foi no filme de drama Por Trás do Céu (2016) que ela recebeu aclamação da crítica, pelo qual venceu o Troféu Calunga de melhor atriz coadjuvante pelo Cine PE - Festival do Recife.