Paul Reubens, nome artístico de Paul Rubenfeld (Peekskill, 27 de agosto de 1952 – Los Angeles, 30 de julho de 2023), foi um ator, comediante, apresentador, produtor, roteirista e dublador americano. Ele ficou mais conhecido por criar e interpretar Pee-wee Herman, personagem infantil que fez sucesso nos anos 1980, tornando-se um ícone da cultura americana.
Como seu alter-ego Pee-wee, Reubens estrelou o filme Pee-wee's Big Adventure (1985), dirigido por Tim Burton, que fez muito sucesso, popularizando o personagem, que ganhou seu próprio programa, o Pee-wee's Playhouse (1986–1990), exibido pela CBS e ganhador de 15 prêmios Emmys, sendo classificado pela TV Guide entre os dez melhores programas de televisão. Pee-wee também estrelou comerciais e lançou diversos produtos, tornando-se um personagem cult, querido entre as crianças e os adultos.
Em 1991, um escândalo abalou profundamente a carreira de Reubens, que foi preso após ser flagrado se masturbando em um cinema pornô em Sarasota, na Flórida. A polêmica tomou proporções gigantescas e foi amplamente divulgada pela mídia social, fazendo o ator e seu personagem serem "cancelados".
A partir daí, Reubens passou a dar entrevistas como ele mesmo ao invés do personagem, o qual ele decidiu aposentar. Ele teve pequenos papéis em filmes como Batman Returns (1992), Matilda (1996) e Mystery Men (1999), além de se voltar para diversos trabalhos na dublagem, como em The Nightmare Before Christmas (1993), Dr. Dolittle (1998) e The Smurfs (2011). Em 2016, Reubens e a Netflix ressuscitaram o personagem Pee-wee para o filme Pee-wee’s Big Holiday, que foi o último filme de Reubens, que faleceu em 2023, vítima de um câncer que ele não revelou ao público.