Otto Guerra

Otto Guerra Netto (Porto Alegre, 5 de março de 1956) é um cineasta, animador e roteirista brasileiro. É considerado um dos pioneiros da animação autoral no Brasil, sendo o criador da Otto Desenhos Animados, que se estabeleceu como uma das produtoras de animação mais importantes do país.

Entre suas obras destacam-se filmes como Rocky & Hudson (1994), Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'Roll (2006), Até que a Sbórnia Nos Separe (2014) e A Cidade dos Piratas (2019).

Desde 2020 é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Otto é o único diretor com quatro obras na lista dos 100 filmes mais importantes da animação brasileira definida pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) no livro 100 anos do cinema de animação no Brasil. Também é um dos 5 brasileiros citados no livro Animation Now!, reconhecido como a bíblia da animação mundial, publicado na Alemanha pela Editora Taschen.

Otto Guerra é graduado em Tecnologia em Multimídia Digital, pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e é mestrando em Gestão de Design na Universidade Federal de Santa Catarina.