Oliver Reed

Robert Oliver Reed (Londres, 13 de fevereiro de 1938 – Valetta, 2 de maio de 1999) foi um ator britânico.

Seus pais eram Peter Reed, jornalista desportivo, e Marcia Napier-Andrews. Reed era sobrinho do diretor de cinema Carol Reed e neto do ator Herbert Beerbohm Tree com sua suposta concubina May Pinney Reed. Frequentou a Escola Ewell Castle no Surrey.

Depois de ter participado de dezenas de filmes desde a década de 1950, acreditou-se que a personagem Antonius Proximo, de Gladiador, reavivaria a carreira de Reed, famoso por suas participações em Oliver! (de Carol Reed, 1968) e Mulheres Apaixonadas (Ken Russell, 1969). Todavia, em 2 de maio de 1999, três dias antes da data prevista para encerrar sua participação no filme, Reed, conhecido por seus excessos com a bebida, morria aos 61 anos num pub da ilha de Malta, após uma tarde regada a uísque e quedas de braço de ferro com os marinheiros locais.

A perda de Reed abriu uma crise no set do filme de Ridley Scott. Como quase todas as suas cenas já estavam rodadas, e elas incluíam centenas de extras, foi descartada a ideia do recrutamento de outro ator para o trabalho. A solução, então, foi gastar US$ 3 milhões na recriação digital da figura do ator. Closes do rosto de Reed foram escaneados num computador e inseridos no corpo de um dublê, que fez as cenas que faltavam.