Nanda Costa

Fernanda "Nanda" Costa Campos Cotote (Paraty, 24 de setembro de 1986) é uma atriz, cantora e compositora brasileira, que ganhou notoriedade por seus trabalhos na televisão. Ela é vencedora do prêmio de melhor atriz pelo Festival do Rio, e ainda acumula indicações para um Grande Otelo, dois Prêmios Guarani, dois Prêmios Qualidade Brasil, e um Prêmio ACIE. Em 2018, ela recebeu uma indicação ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Costa iniciou sua carreira atuando na novela Cobras e Lagartos, em 2006, onde ganhou destaque como a vilã Madá. Após um hiato de dois anos, ela voltou a atuar, no cinema, em filmes como Sexo com Amor? e Bezerra de Menezes, em 2008, sendo que esse último lhe rendeu uma indicação de melhor atriz coadjuvante no Prêmio Qualidade Brasil. Entretanto, o primeiro grande papel aconteceu em 2009 quando ela interpretou a ambiciosa Soraya na novela do horário nobre Viver a Vida, alcançando grande repercussão e reconhecimento da crítica. No ano seguinte, consagrou-se como uma das atrizes mais versáteis de sua geração ao protagonizar o drama Sonhos Roubados, sendo muito elogiada e premiada em festivais, como o Festival do Rio, além de garantir indicações como melhor atriz no Prêmio Guarani e no Prêmio ACIE de Cinema.

Na novela Cordel Encantado, de 2011, ganhou destaque em um personagem cômico, interpretando Lilica. No mesmo ano voltou a ser aclamada no cinema no drama independente Febre do Rato, onde deu vida a Eneida. Por esse trabalho, recebeu indicação da Academia Brasileira de Cinema ao Grande Otelo de Melhor Atriz, além de receber sua segunda indicação ao Prêmio Guarani. Em 2012 ela alcançou o posto de protagonista de uma novela das nove, como Morena em Salve Jorge, tornando-se uma das atrizes mais conhecidas do país. A novela fez muito sucesso e foi exportada para vários países, sendo esse seu trabalho mais famoso. Por esse trabalho, foi indicada como melhor atriz internacional no Soap France Awards, na França, em 2019.

Desde então, alcançou sucesso em vários outros trabalhos, entre eles como a golpista Sandra Helena, em Pega Pega (2017), a policial Maura em Segundo Sol (2018) e a cabeleira Érica em Amor de Mãe (2020). No cinema, destacou-se no drama Entre Irmãs (2017), ao lado de Marjorie Estiano, e na comédia O Auto da Boa Mentira (2021). Atualmente, também se dedica à música, como cantora e compositora.