Michael Keller Ditka (nascido Michael Dyczko; 18 de outubro de 1939) é um ex-jogador, treinador e atualmente comentarista de futebol americano. Um membro do College Football (1986) e do Pro Football Hall of Fame (1988), ele foi o Novato do Ano de 1961 da UPI, uma seleção pro Pro Bowl cinco vezes e pro All-Pro cinco vezes. Ele jogava como tight end no Chicago Bears, Philadelphia Eagles e Dallas Cowboys da National Football League (NFL).
Ele foi um campeão da NFL com o Bears de 1963 e é tricampeão do Super Bowl: Como jogador no Super Bowl VI e como assistente técnico dos Cowboys no Super Bowl XII e como treinador dos Bears no Super Bowl XX. Ele foi nomeado para a equipe de todos os tempos dos 50º e 75º anos da NFL.
Como treinador dos Bears por 11 anos, ele foi duas vezes o treinador do ano da AP e da UPI (1985 e 1988). Ele também treinou o New Orleans Saints por três anos.
Ditka e Tom Flores são as únicas pessoas a ganhar um título da NFL como jogador, assistente técnico e treinador. Ditka, Flores, Gary Kubiak e Doug Pederson também são as únicas pessoas na história moderna da NFL a vencer um campeonato como técnico principal de um time que ele jogou anteriormente. Ditka é a única pessoa a participar nos dois últimos campeonatos do Chicago Bears, como jogador em 1963 e treinador principal em 1985.
Ele é conhecido pelo apelido de "Iron Mike", que ele disse que vem de ele ter nascido e crescido em uma cidade de aço na Pensilvânia.