Marcos Palmeira de Paula (Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1963) é um ator e empresário rural brasileiro. Oriundo de uma família de artistas, iniciou a carreira na infância, consolidando-se profissionalmente a partir da década de 1980 no cinema e na televisão.
A partir da década de 1990, começa a se destacar na televisão devido ao sucesso como o Tadeu em Pantanal (1990), conquistando personagens de grande destaque como João Pedro em Renascer (1993), João Coragem em Irmãos Coragem (1995), Chico Mota em Andando nas Nuvens (1997) e Guma em Porto dos Milagres (2001), além da série Mandrake (2005–07).
No cinema, destacou-se em 1988 no papel de Alpino em Dedé Mamata, recebendo o Kikito de Ouro de 'Melhor Ator Coadjuvante' pelo Festival de Gramado, recebendo o prêmio novamente após dois anos pela sua atuação em Barrela: Escola de Crimes, desta vez pela categoria de 'Melhor Ator'. Além disso, no longa Anahy de las Misiones, no qual deu vida a um dos filhos da personagem principal, foi eleito 'Melhor Ator' pelo Festival de Brasília. Posteriormente, interpretou o personagem principal em Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão.