Marco Antônio Barroso Nanini (Recife, 31 de maio de 1948) é um ator, autor, produtor teatral e dramaturgo brasileiro. Com uma carreira proeminente no teatro, cinema e televisão, recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, incluindo seis Prêmios Qualidade Brasil, dois Prêmios Sharp e dois Prêmios APCA, além de duas indicações ao Troféus Imprensa e um Prêmio Shell.
Após se mudar para o Rio de Janeiro, iniciou a carreira no teatro, e anos depois, passou a integrar o elenco da Rede Globo, atuando em diversas novelas e programas da emissora. Em 1986, estreou, ao lado de Ney Latorraca, a peça O Mistério de Irma Vap, que entrou para o Guinness Book como a peça que manteve o mesmo elenco por mais tempo em cartaz. No ano seguinte, teve destaque ao atuar na novela Brega & Chique, sendo indicado a um Troféu Imprensa; em 1999 Nanini voltou a ser indicado ao prêmio, desta vez por seu papel como protagonista de Andando nas Nuvens. Ainda na década de 1990, Nanini ingressou em diversos humorísticos, como A Comédia da Vida Privada (1995–97), e a partir dos anos 2000, protagonizou a segunda versão da sitcom A Grande Família (2001–14) como Lineu Silva.
No cinema, Nanini fez sua estreia em 1975 como um dos protagonista da comédia As Moças Daquela Hora. Em 1995, interpretou Dom João VI no filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, ganhando um Prêmio Guarani; voltou a ganhar o mesmo prêmio anos depois por seus papéis em Amor & Cia. (1997), O Auto da Compadecida (2000), Irma Vap - O Retorno (2006) e Greta (2019).