Lupe Velez

Lupe Vélez, nome artístico de María Guadalupe Vélez de Villalobos, (San Luis Potosí, 18 de julho de 1908 — Beverly Hills, 13 de dezembro de 1944) foi uma atriz mexicana que fez carreira nos Estados Unidos da América.

Ela iniciou sua carreira como dançarina ainda no México, antes de se mudar para os Estados Unidos, onde trabalhou em teatro de vaudeville. Lá, Vélez foi descoberta por Fanny Brice, que promoveu sua carreira. Logo em seguida, em 1924, Vélez começou a atuar no cinema. Até o final da década ela já era a protagonista de vários filmes. Com o advento do cinema falado, Vélez começou a atuar em comédias que muito lhe desagradaram, e ela se mudou para Nova Iorque para trabalhar na Broadway.

Retornando a Hollywood em 1939, Vézquez atuou em uma série de comédias, atuando também em alguns filmes em seu país de origem na mesma época. A vida pessoal de Vélez era frequentemente motivo de coberturas sensacionalistas pela mídia. Um turbulento casamento de cinco anos com Johnny Weissmuller foi motivo de muita especulação. Em 1944, Vélez cometeu suicídio.