Lavínia Gutmann Vlasak (Rio de Janeiro, 14 de junho de 1976) é uma atriz e empresária brasileira. Iniciou sua carreira como modelo trabalhando pela Agência Elite, mas ganhou notoriedade como atriz na televisão, ficando conhecida por interpretar mulheres modernas e de personalidade irreverente. Ela é ganhadora de vários prêmios, incluindo um Prêmio Contigo! de TV e um Melhores do Ano, além de ter recebido indicações para um Troféu Imprensa e um Prêmio Extra de Televisão.
Formada em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras, sua carreira teve início anos antes como modelo profissional ainda na adolescência. Vlasak teve sua estreia profissional como atriz na telenovela O Rei do Gado (1996) no papel da culta "Lia Mezenga", que lhe rendera uma indicação ao Troféu Imprensa. Desde então, ela chamou atenção por sua beleza única e forte presença, sendo requisitada para outras produções, sobretudo telenovelas, onde acabou se popularizando no gênero por suas personagens elegantes, modernas e, muitas vezes, antagônicas.
Na televisão, Vlasak ainda destacou-se em outras produções, como a vilã Alice Ventura em Força de um Desejo (1999–00), a possessiva Luiza em Laços de Família (2000), a interesseira Valentine em As Filhas da Mãe (2001), e como a sedutora Estela em Mulheres Apaixonadas (2003). Posteriormente, transferiu-se para a RecordTV, vivendo a mocinha Clarice em Prova de Amor (2005–06) e a vilã Erínia em Vidas Opostas (2006–07). Nos anos recentes, tem realizado participações pontuais em produções televisivas, como em Insensato Coração (2011), Totalmente Demais (2015) e Bom Sucesso (2019).
No cinema, fez seu primeiro trabalho no longa-metragem norte-americano Dead in the Water (2002), um suspense. Ainda esteve no elenco de outras produções, com destaque para o gênero das comédias, como Gatão de Meia Idade (2006), Se Eu Fosse Você (2006), Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009) e Se Puder... Dirija! (2013).