Katy Perry

Katheryn Elizabeth Hudson (Santa Bárbara, 25 de outubro de 1984), conhecida pelo nome artístico Katy Perry, é uma cantora, empresária, e personalidade de televisão estadunidense. Conhecida por sua influência na música pop moderna e seu estilo exagerado, ela foi chamada de "Rainha do Camp" pela revista Vogue. Seguindo uma carreira na música gospel aos 16 anos, Perry lançou seu álbum de estreia, Katy Hudson, pela Red Hill Records em 2001, que não obteve sucesso comercial. Ela se mudou para Los Angeles aos 17 anos para se aventurar na música secular, e mais tarde adotou o nome artístico de "Katy Perry", originário do nome de solteira de sua mãe. Ela gravou um álbum enquanto contratada da Columbia Records, mas foi dispensada antes de assinar com a Capitol Records.

Ela alcançou a fama com One of the Boys (2008), um disco de pop rock contendo seu single de estreia "I Kissed a Girl" e o single seguinte "Hot n Cold", que alcançou o número um e três na tabela estadunidense Billboard Hot 100, respectivamente. O álbum pop influenciado pela música disco Teenage Dream (2010) gerou cinco singles a alcançar o topo da parada dos Estados Unidos - "California Gurls", "Teenage Dream", "Firework", "E.T." e "Last Friday Night (T.G.I.F.)" - tornando-se o único álbum por uma artista feminina a alcançar tal feito. Uma reedição do álbum, intitulado Teenage Dream: The Complete Confection (2012), posteriormente produziu o single "Part of Me", que também alcançou o topo da tabela estadunidense. Seu álbum com tema de empoderamento, Prism (2013), teve dois singles número um nos Estados Unidos, "Roar" e "Dark Horse". Ambos os respectivos videoclipes fizeram de Perry o primeiro artista a ter mais de vídeo atingindo um bilhão de visualizações na plataforma Vevo. O álbum de eletropop Witness (2017) apresentou temas de feminismo e um subtexto político, enquanto Smile (2020) foi influenciado por sua recente jornada de maternidade e saúde mental. Posteriormente, ela embarcou em sua residência de shows em Las Vegas intitulada Play (2021–2023), recebendo aclamação da crítica e sucesso comercial. Em 2024 lançou seu álbum de dance pop "143", precedido pelo polêmico single "Woman’s World". Num geral, o disco fala sobre amor e contém canções dedicadas à sua filha, Daisy Dove.

Perry é um dos artistas musicais que mais venderam em todos os tempos, tendo vendido mais de 143 milhões de discos em todo o mundo. Ela tem nove singles a alcançarem o número um nos Estados Unidos, três álbuns número um nos Estados Unidos bem como vários prêmios, incluindo um Billboard Spotlight Award (atualmente a única artista feminina a ter um), quatro Guinness World Records, cinco Billboard Music Awards, cinco American Music Awards, um Brit Award e um Juno Award. Perry foi incluída nas listas anuais da Forbes das mulheres mais bem pagas na música de 2011 a 2019. Sua aclamada apresentação no intervalo do Super Bowl em 2015 é a mais assistida da história. Fora da música, ela lançou um documentário autobiográfico intitulado Katy Perry: Part of Me em 2012, dublou Smurfette na série de filmes The Smurfs e lançou sua própria linha de sapatos Katy Perry Collections em 2017. Perry atuou como jurada no American Idol de 2018 até 2024. Ela também é a segunda mulher mais seguida e a sexta pessoa mais seguida no Twitter, com mais de 108 milhões de seguidores. Em agosto de 2024, a Billboard considerou Perry como sendo a 25.ª maior estrela pop do período 2000-2024. Em setembro de 2024, Katy Perry recebeu o Video Vanguard Award pela sua contribuição para a arte do videoclipe, onde também realizou uma performance contendo canções de seu novo disco "143" e seus maiores sucessos.