Catherine Louise Sagal (Los Angeles, 19 de janeiro de 1954), ou simplesmente Katey Sagal, é uma atriz, cantora e escritora estadunidense. Em 2010, venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática por sua atuação como Gemma Teller-Morrow na série Sons of Anarchy.
Ficou conhecida por seu papel como Peg Bundy na série Um Amor de Família, pela qual ela recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro e duas ao American Comedy Award. Empresta sua voz para Leela, a personagem de um olho só da série de animação Futurama.
Katey trabalhou com Mary Tyler Moore na série "Mary" e também aparece nas séries 8 Simple Rules, The Geena Davis Show, That '70s Show, ela esteve nos filmes "Love Stinks", "Maid to Order" e "The Good Mother". Também fez participações na série Lost, como Helen. Atuou nos anos de 2008 a 2014 no seriado Sons of Anarchy. Fez uma participação especial no seriado Glee como Nancy Abrams, mãe do cadeirante Artie Abrams (Kevin McHale), no episódio 21 (episódio tributo à Stevie Wonder) da quarta temporada.
Na temporada atual de The Big Bang Theory, faz o panel de Susan, mãe da Penny (Kaley Cuoco).
Katey é uma cantora e compositora bem vista pela crítica, tendo começado a se apresentar com apenas cinco anos. Ela foi uma Harlette com Bette Midler por três anos, backing vocal de Bob Dylan, Olivia Newton-John, Etta James e Tanya Tucker. Em 1997 ela lançou seu primeiro CD, Well.
Ela vive em Los Angeles com seus dois filhos, Sarah e Jackson. A atriz é casada desde 2004 com Kurt Sutter, com quem trabalhou em The Shield e em Sons of Anarchy durante 7 temporadas .
Em 2010 recebeu o Golden Globes Awards de melhor atriz em série dramática por seu trabalho em Sons of Anarchy.