
Justin Randall Timberlake (Memphis, 31 de janeiro de 1981) é um cantor, compositor, ator, produtor musical, dançarino, multi-instrumentista e empresário norte-americano.
Ex-integrante da boy band 'N Sync, Timberlake lançou em 2002 seu primeiro álbum em carreira solo, Justified, que vendeu mais de sete milhões de cópias mundialmente. Em seguida lançou singles que marcaram a sua carreira, como "Cry Me a River" e "Rock Your Body", que o fizeram ganhar seus dois primeiros Grammys e seus três primeiros VMAs. Seu segundo álbum de estúdio, FutureSex/LoveSounds, foi lançado em setembro de 2006 e vendeu mais de 14 milhões de cópias no mundo, além de ter garantido a 1ª posição em muitos países, colocando três singles em primeiro lugar na lista do mais populares dos Estados Unidos: "SexyBack", "My Love" e "What Goes Around... Comes Around", e ter rendido a Justin mais quatro Grammys e quatro VMAs.
Sete anos depois, lançou seu terceiro álbum de estúdio, The 20/20 Experience, que debutou em primeiro lugar nos Estados Unidos e Reino Unido, e lançou singles como "Suit & Tie" e "Mirrors" que alcançaram o top 3 da Billboard Hot 100, além de ter sido o álbum mais vendido dos Estados Unidos, no ano de 2013. No mesmo ano, lançou seu quarto álbum de estúdio, The 20/20 Experience 2 of 2, que também ficou em primeiro lugar em vários países, e lançou singles como "Not a Bad Thing", que também teve bom desempenho nas tabelas musicais, alcançando a 8ª posição no Hot 100. Os dois álbuns renderam a Justin mais três Grammys, e mais quatro VMAs. Em 2016, Justin participou da trilha sonora do filme Trolls, filme na qual ele dublou um personagem e lançou um single, Can't Stop the Feeling!. A música fez bastante sucesso, estreando já na primeira colocação da Billboard Hot 100. Além disso, a música ganhou um Grammy e foi indicada para o Óscar e para o Globo de Ouro.
Em 2018, o cantor lançou seu quinto álbum de estúdio, Man of the Woods, que debutou em primeiro lugar na Billboard Hot 100. O primeiro single do álbum foi "Filthy", que atingiu a nona posição no Hot 100. A segunda música enviada às rádios foi "Supplies", que contou com uma forte crítica social em seu videoclipe. O terceiro single do álbum foi "Say Something", uma música country com parceria do cantor estadunidense Chris Stapleton que também atingiu a nona posição no Hot 100. A canção "Man of the Woods" foi lançada como quarto single do álbum. No mesmo ano, o cantor se apresentou no Super Bowl Halftime Show pela terceira vez em sua carreira.
Por seu trabalho na música e na televisão, Timberlake já ganhou vários prêmios, entre eles dez Grammys e quatro Emmys, além de ter recebido o Michael Jackson Video Vanguard Award, em 2013, e o "Prêmio Inovador" da iHeartRadio Music Awards, em 2015. Timberlake também é um dos maiores vencedores do VMA, com 11 prêmios em sua carreira solo e 18 juntando com a sua época no Nsync. Em outubro de 2015, Justin foi introduzido para o Memphis Music Hall of Fame, se tornando seu mais jovem membro. Justin é considerado Príncipe do Pop,, Presidente do Pop e Rei do Pop.
No meio empresarial, é presidente de uma gravadora, a Tennman Records; co-proprietário do restaurante Southern Hospitality e do restaurante Destino, ambos em Nova Iorque; co-fundador da marca de tequila Sauza 901; dono do campo de golf Mirimichi; co-proprietário da marca de roupa William Rast, que rendeu a ele, em 2015, o prêmio "Fashion Oracle Award"; desenhista da linha de decoração HoMin; além disso ele é também um dos sócios do time de basquete Memphis Grizzlies. Em Junho de 2011, Timberlake comprou a rede social MySpace, por aproximadamente 35 milhões de dólares