Jussara Freire

Jussara Rocha Freire (São Paulo, 8 de fevereiro de 1951) é uma atriz e apresentadora brasileira, célebre por seus trabalhos na televisão, cinema e teatro, ela é vencedora de vários prêmios, incluindo dois Prêmios APCA, um Prêmio Qualidade Brasil, e um Troféu Imprensa.

Iniciou sua carreira nos anos 70 ganhando destaque em novelas como Os Inocentes, Éramos Seis e O Direito de Nascer, consolidando-se como um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira, até se estabelecer como uma atriz de prestígio graças ao seu desempenho na novela Pantanal (1990), pelo qual alcançou o reconhecimento da crítica e do público e foi premiada como melhor atriz no Troféu Imprensa e no Prêmio APCA. Outros trabalhos notáveis incluem as novelas Amazônia (1991), Coração de Estudante (2002), Cabocla (2004) e Belíssima (2005).

Ganhou elogios da crítica e do público em especial por seus papéis dramáticos e também como antagonista, em especial pelas atuações como Carmem e Donana nas novelas Vidas Opostas (2006) e Pecado Mortal (2013), respectivamente. Por seu desempenho em Vidas Opostas foi premiada pela segunda vez com o Prêmio APCA de melhor atriz. Também foi novamente indicada nesta categoria do prêmio por sua atuação em Pecado Mortal.