Juliana Rojas

Juliana Rojas (Campinas, 23 de junho de 1981) é uma cineasta brasileira.

Formou-se em cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP, com especialização em roteiro, montagem e som. Ainda na universidade conheceu o diretor Marco Dutra, com quem iniciou uma parceria. Os dois dirigiram juntos em 2004 o curta-metragem O Lençol Branco, que foi o trabalho de conclusão de curso da dupla. O curta foi incluído na mostra Cinéfondation do Festival de Cannes.

Seu primeiro longa-metragem, Trabalhar Cansa (2011), novamente em parceria com Dutra, também foi exibido em Cannes, na mostra Un Certain Regard. Também foi montadora de alguns filmes próprios e de terceiros, como Quando Eu Era Vivo (2014), de Marco Dutra. Juliana, para além de roterizar seus filmes, também atuou como roteirista em séries da Netflix como 3% e Boca a Boca.

Em 2024 ganhou o prêmio de Melhor Direção na mostra Encounters do Festival de Berlim, com o longa-metragem Cidade; Campo. Após o reconhecimento em Berlim, Juliana integrou o júri da Palma Queer no Festival de Cannes. Ainda nesse mesmo ano, a cineasta foi convidada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para ser votante do Oscar na categoria Diretores