Jessica Tandy (nascida Jessie Alice Tandy; Londres, 7 de junho de 1909 — Easton, 11 de setembro de 1994) foi uma atriz inglesa radicada nos Estados Unidos. Ela apareceu em mais de 100 produções teatrais e teve mais de 60 papéis no cinema e na TV, recebendo um Oscar, quatro Tony Awards, um BAFTA, um Globo de Ouro e um Emmy Award.
Nascida na Inglaterra, Tandy tinha 18 anos quando fez sua estreia profissional nos palcos londrinos em 1927. Durante os anos 1930, atuou em muitas peças no West End de Londres. Durante este período, também trabalhou em vários filmes britânicos. Após o fim de seu casamento com o ator Jack Hawkins, ela se mudou para Nova York em 1940, onde conheceu o ator canadense Hume Cronyn. Ele se tornou seu segundo marido e parceiro frequente no palco e no cinema.
Ela recebeu o prêmio Tony de melhor atriz em peça por sua atuação como Blanche DuBois na produção original da Broadway de Um Bonde Chamado Desejo em 1948. Nas três décadas seguintes, sua carreira continuou esporadicamente e incluiu um papel coadjuvante no thriller de Alfred Hitchcock, Os Pássaros (1963), e um papel em The Gin Game (1977), peça pelo qual ela ganhou o prêmio Tony. Em meados da década de 1980, Tandy apareceu com Hume Cronyn na produção da Broadway Foxfire em 1983 e sua adaptação para a televisão quatro anos depois, ganhando um Tony Award e um Emmy Award por sua interpretação de Annie Nations. Nessa época, ela apareceu no filme Cocoon (1985), também ao lado de Cronyn.
Ela se tornou a atriz mais velha a receber o Oscar por seu papel em Conduzindo Miss Daisy (1989), pelo qual ela também ganhou um BAFTA e um Globo de Ouro, e foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Tomates Verdes Fritos (1991). No auge de seu sucesso, foi nomeada pela revista People umas das "50 pessoas mais bonitas do mundo". Tandy foi diagnosticada com câncer de ovário em 1990 e continuou trabalhando até pouco antes de sua morte.