Ivete Maria Dias de Sangalo Cady (Juazeiro, 27 de maio de 1972), é uma cantora, compositora, empresária, atriz e personalidade de televisão brasileira. É uma das maiores e mais importantes figuras da música brasileira, tendo seu sucesso consolidado na história da indústria musical brasileira e sendo conhecida pelo apelido de "Rainha do Brasil" pelo seu impacto e influência na cultura do país. Sangalo é mais frequentemente reconhecida pela sua poderosa voz, carisma e notáveis performances durante os seus shows.
Ela alcançou a fama em meados dos anos 1990 como vocalista da Banda Eva, no qual vendeu mais de 5 milhões de discos e chegou a fazer cerca de trinta shows por mês. Seu desligamento do grupo resultou no lançamento de seu álbum de estreia, o homônimo de 1999. Ela então seguiu lançando uma série de discos de grande sucesso — incluindo MTV Ao Vivo (2004), As Super Novas (2005), No Maracanã (2007) e No Madison Square Garden (2010) —, que receberam certificados de diamante, pela Pro-Música Brasil (PMB), por mais de 500 mil cópias vendidas cada um.
De "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", que foi a música mais executada nas rádios brasileiras em 2000, à "Macetando", que qualificou-se no topo das 50 mais tocadas do Spotify Brasil em 2024, Sangalo detém inúmeros singles de sucesso nos mais variados ritmos, como "Festa", "Sorte Grande", "Flor do Reggae", "Abalou", "Quando a Chuva Passar", "Berimbau Metalizado", "Não Precisa Mudar", "Cadê Dalila?", "Na Base do Beijo", "Dançando". Ela, ainda, tornou-se o primeiro artista brasileiro da história a liderar as paradas do país em todos os formatos físicos, além dos digitais, como ringtone, download digital e streamings. Em 2007, a artista foi reconhecida como a "Maior vendedora de DVDs do mundo", ao atingir a marca de 1,8 milhões de cópias vendidas com o audiovisual de No Maracanã. Em paralelo a sua carreira musical, Sangalo se tornou uma personalidade de televisão, apresentando programas da Rede Globo, como Estação Globo (2005–09), The Masked Singer Brasil (2022–03) e Pipoca da Ivete (2023). Ela também ganhou destaque como atriz, com papéis principais em produções televisivas e cinematográficas, como Xuxa Gêmeas (2006), Crô (2019) e Gabriela (2012). Além de participar como jurada e mentora dos talent shows SuperStar (2014), The Voice Kids (2016–17) e The Voice Brasil (2017–20).
Em sua carreira, ela ganhou 4 vezes o Grammy Latino, e é recordista do Prêmio Multishow, contabilizando 16 conquistas, também sendo a artista mais premiada nos Melhores do Ano da TV Globo, com 12 troféus, sendo 9 de Melhor Cantora e 3 de Melhor Música. Ivete também ganhou 7 Troféus Imprensa, sendo a recordista e a cantora mais indicada com 15 indicações. Por sua contribuição à música brasileira, foi homenageada com o Troféu Mário Lago em 2020. Durante toda sua carreira já comercializou cerca de 20 milhões de gravações, tornando-se uma das artistas com vendagens mais altas no Brasil. Sangalo também possui as duas maiores turnês para uma artista feminina em carreira solo do país, sendo a Tour Madison a única a arrecadar 70 milhões de dólares. Ela, ainda, acumula apresentações em estádios e casas de espetáculos de prestígio mundial, tais como o Estádio do Maracanã, Allianz Parque, Madison Square Garden, Estádio Algarve e Estádio Atilio Paiva Olivera.