Isabel Teixeira de Oliveira (São Paulo, 10 de novembro de 1973) é uma atriz, dramaturga e diretora brasileira. Formada em interpretação pela Escola de Arte Dramática da USP, conduziu sua carreira sempre de forma atrelada ao teatro e, recentemente, tem se destacado na televisão. Por sua atuação tanto como atriz quanto diretora, foi laureada com vários prêmios, incluindo dois Prêmios APCA, dois Prêmios Shell e um Melhores do Ano, além de ter recebido indicações para um APTR e um Prêmio Qualidade Brasil.
Após uma breve experiência em 1984 atuando na peça Uma Aventura a Caminho do Guarujá, aos 10 anos, pelo qual foi escolhida Melhor Atriz Revelação pelo Prêmio APETESP, Isabel só iniciou a carreira profissionalmente mesmo em 1994, emendando inúmeros espetáculos, como atriz e diretora, onde se consagrou por trabalhos como Um Bonde Chamado Desejo (2002), Arena Contra Arena 50 Anos (2004), Rainhas, Duas Atrizes em Busca de um Coração (2009) e E Se Elas Fossem para Moscou? (2014).
Na televisão, estreou na série Beleza S/A (2013), no GNT. No entanto, foi ao participar da novela Amor de Mãe (2019–20), na TV Globo, que ganhou maior destaque, interpretando a médica Jane. Ainda esteve na série Desalma (2020–22). Em 2022, foi consagrada no papel de Maria Bruaca na novela Pantanal, trabalho que lhe rendeu inúmeros prêmios, incluindo o APCA e o Melhores do Ano. Em 2023, protagoniza a novela Elas por Elas na pele da vilã Helena.
Isabel se caracteriza por ser uma profissional que revisita e estuda muitos dos movimentos artísticos que compõem a dramaturgia, bem como o papel dos atores. Analisando o papel do ator numa peça, Teixeira afirma que o artista também é um escritor, um compositor, tal qual o próprio autor da obra em que ele atua. Segundo a atriz, se não for assim, o ator não tem razão de ser: "O ator escreve no ar da sala de ensaio".