Inez Viana Duque (Rio de Janeiro, 18 de agosto de 1965) é uma atriz e diretora teatral brasileira. Conhecida por sua versatilidade de atuação, em especial no teatro e na televisão, iniciou sua carreira na década de 1980. Viana recebeu indicações a vários prêmios, incluindo um Prêmio APCA, dois Prêmios Qualidade Brasil e três Prêmios Shell.
Formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em 1987, com uma carreira de sucesso no teatro, tendo trabalhado com diretores renomados como Aderbal Freire-Filho, Miguel Falabella e Jorge Fernando. Em sua trajetória, ela atuou em diversos musicais, como Gardel - Uma Lembrança e Cole Porter - Ele Nunca Disse que me Amava. Inez também tem destaque na televisão, tendo interpretado a personagem Márcia em Laços de Família e Adília em Flor do Caribe.
Além disso, ela dirigiu o espetáculo Maravilhoso em 2013 e atuou em alguns filmes, como na franquia Meu Passado Me Condena e Nosso Lar. Viana ganhou o prêmio de melhor atriz de teatro por sua atuação em Uma Aventura Carioca em 1991, além de ter sido indicada como uma das 10 melhores atrizes do ano de 1996 por Futuro do Pretérito. Em 2007, estreou o monólogo A Mulher que Escreveu a Bíblia, adaptação do romance de Moacyr Scliar, e em 2009, atuou no musical Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha.