Sir Ian Murray McKellen, CH, CBE (Burnley, Lancashire, 25 de maio de 1939) é um ator britânico. Com uma carreira de mais de seis décadas, ele é conhecido por suas atuações na tela e no palco em gêneros que vão desde dramas Shakespearianos e teatro moderno até filmes e trabalhos de fantasia e ficção científica. Considerado um ícone cultural britânico, ele recebeu incontáveis prêmios e honrarias, incluindo um Tony Award, um Golden Globe Award e seis Laurence Olivier Awards, além de nomeações para dois Óscares, cinco BAFTA Awards e cinco Primetime Emmy Awards.
McKellen iniciou sua carreira profissional em 1961 no Belgrade Theatre como membro de sua conceituada companhia de repertório. Em 1965, McKellen fez sua primeira aparição nos famosos teatros de West End. Em 1969, foi convidado para se juntar ao Prospect Theatre Company para assumir o papel principal nas peças Richard II (de Shakespeare) e Edward II (de Marlowe), com ele se estabelecendo firmemente como um dos principais atores clássicos do país. Na década de 1970, McKellen se tornou um membro forte da Royal Shakespeare Company e da Royal National Theatre. Em 1981 ele recebeu sua primeira nomeação para o Tony Award e venceu na premiação de Melhor Ator por seu papel como Antonio Salieri na peça Amadeus. Ele alcançou fama mundial por seus papéis no cinema, incluindo o papel principal no filme Richard III (1995), James Whale em Gods and Monsters (1998), Magneto nos filmes da série X-Men e como Gandalf nas trilogias The Lord of the Rings e The Hobbit. A BBC afirmou como as suas performances "garantiram a ele um lugar no cânone dos atores ingleses de teatro e cinema".
McKellen foi feito cavaleiro em 1991 por serviços às artes cênicas e foi nomeado Companheiro de Honra por serviços prestados ao drama e à igualdade nas honras de Ano Novo de 2008. Ele declarou que era homossexual em 1988 e desde então tem defendido pautas dos Movimentos civis LGBT pelo mundo. Por sua contribuição social, ele recebeu o prêmio Freedom of the City of London em outubro de 2014.