Ian McDiarmid (Angus, 11 de agosto de 1944) é um ator e diretor teatral britânico nascido na Escócia. É vencedor do principal prêmio do teatro britânico, o Prêmio Laurence Olivier, e é também vencedor principal prêmio do teatro americano, o Tony Awards. Ainda no começo da carreira foi agraciado com a medalha de ouro da Royal Scottish Academy of Music and Drama.
McDiarmid começou a obter destaque no teatro interpretando peças de William Shakespeare a exemplo de Hamlet (1972), A tempestade (1974), Muito barulho por nada (1976) e Macbeth (1978).
Seu papel mais famoso no cinema é como Sheev Palpatine/Darth Sidious/Imperador, um dos maiores vilões da história do cinema e ícone da cultura pop e geek, em seis filmes da série Star Wars (O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi, A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones, A Vingança dos Sith e A Ascensão Skywalker). Outro filme de sucesso em que Ian trabalhou foi A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, de Tim Burton.
Ian atua também como diretor de teatro tendo dirigido, entre outras, Cenas de uma execução de Howard Barker, trabalho que lhe rendeu o prêmio de melhor diretor do Time Out Comedy Awards do ano de 1985. Em 1990 voltou a vencer o Time Out Comedy Awards de melhor diretor pela peça Volpone.
Em 1983 foi agraciado com o Prêmio Laurence Olivier, principal prêmio do teatro britânico, de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação na peça teatral "Tales from Hollywood".
Em 2002 venceu o Almeida Theatre's Critic's Circle Award de melhor ator por sua atuação em Faith Healer. Pelo mesmo papel venceu em 2003 o Clarence Derwent Awards na categoria melhor ator coadjuvante. Em 2005 e em 2006, voltou a atuar na peça Faith Healer - desta vez nos EUA - o que lhe rendeu em 2005 o Theatre World Award e em 2006 o Outer Critics Circle Award de Melhor Ator do Ano e o Tony Awards, principal prêmio do teatro americano, de Melhor Ator.
Por sua atuação como Palpatine/Dart Sidious em Star Wars III, Ian recebeu indicações do Prêmio Saturno de melhor ator coadjuvante em 2006 e do Teen Choice Award de Melhor Vilão em 2005.