Henry Rollins (nascido Henry Lawrence Garfield, Washington, D.C., 13 de fevereiro de 1961) é um cantor, compositor, músico, ator, apresentador, comediante, e ativista estadunidense. Em 1980, após ser vocalista do State of Alert (uma banda punk de Washington D.C.), Henry Rollins assumiu o papel de vocalista do Black Flag, onde permaneceu de agosto de 1981 até o começo de 1986. Após o fim da banda, Rollins criou a sua própria gravadora e editora (batizando-a de 2.13.61), com o intuito de lançar seus próprios álbuns de spoken word e seus livros, e também livros de outras pessoas. Rollins também foi vocalista da Rollins Band, uma banda de rock alternativo que teve inúmeras formações de 2003 a 2006.
Desde o Black Flag, Rollins tem embarcado em projetos de diferentes áreas da mídia. Ele apresentou diversos programas na rádio (como o Harmony in My Head da Indie 103) e também diversos programas de televisão, como o The Henry Rollins Show, o 120 Minutes (na MTV americana), Jackass, e alguns outros.
Ele teve um papel recorrente como um supremacista branco na segunda temporada de Sons of Anarchy, e participou também de diversos filmes. Henry Rollins fez campanha para várias causas políticas nos Estados Unidos, incluindo a promoção de igualdade no casamento para casais LGBT; World Hunger Relief; e diversos passeios com a United Service Organizations para entreter as tropas americanas na guerra.
Henry é grande amigo de Glenn Danzig, fundador do Misfits, e amigo de infância de Ian MacKaye que fundou as consagradas Minor Threat e Fugazi, além dos integrantes das bandas Stooges, Black Sabbath, MC5, Janes Addiction e outros.