Hélio Cícero (Cândido Mota, 30 de Julho de 1955) é um diretor, ator e professor de teatro brasileiro.
É formado pela Escola de Arte Dramática da USP. Trabalhou com os diretores Antunes Filho nos espetáculos Paraíso Zona Norte, de Nelson Rodrigues; Nova Velha História, baseada no conto Chapeuzinho Vermelho; Trono de Sangue, de William Shakespeare; e Vereda da Salvação, de Jorge Andrade; e com Ulisses Cruz nas peças Velhos Marinheiros, de Jorge Amado; Corpo de Baile, de Guimarães Rosa; e Péricles, Príncipe de Tiro, Rei Lear e Hamlet, todas de William Shakespeare.
Atuou nas montagens Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, direção Cibele Forjaz; O Fingidor, ficção sobre os últimos dias de vida do Fernando Pessoa, com texto e direção Samir Yazbek; Hamlet, de William Shakespeare, direção Francisco Medeiros; e Amor, Coragem e Compaixão, de Terence Mac Nelly, com direção Emílio Di Biasi.
É um dos fundadores da Cia Teatral Arnesto Nos Convidou, juntamente com Maucir Campanholi e Samir Yazbek. No cinema atuou nos filmes Expresso para Anhaangaba (Tony de Souza), Tapete Vermelho (Carlos Alberto Pereira), Boleiros Dois (Ugo Georgette), Garibaldi In América (Alberto Rondali) e Doce de Coco (Penna Filho). Protagonizou o longa-metragem Expresso para Aanhangaba, com roteiro e direção de Tony de Souza. É professor de interpretação da PUC – TUCA/SP, do Teatro do Centro da Terra e do Indac.