Graziela Moretto

Graziella Moretto (Santos, 15 de maio de 1972) é uma atriz e autora brasileira. Ela recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Troféu Calunga de Melhor Atriz no Festival de Recife, além de ter recebido indicações para um Grande Otelo e um Prêmio Guarani. Moretto é formada em Artes Cênicas pela renomada Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo.

Moretto iniciou sua carreira no teatro na década de 1990. Sua estreia profissional aconteceu no programa educativo Telecurso, onde atuou em vários personagens entre 1995 e 1999. No teatro, seu primeiro grande trabalho foi na peça Morus e Seu Carrasco. No entanto, ela ganhou maior reconhecimento ao protagonizar o filme Domésticas, em 2001, pelo qual foi aclamada pela crítica, recebendo o Troféu Calunga de Melhor Atriz, pelo Festival de Recife, e também sendo indicada ao Prêmio Guarani de Melhor Atriz, maior premiação da crítica cinematográfica do país. Em 2001, se destacou no espetáculo de comédia Terça Insana. Em 2002, ganhou destaque no aclamado Cidade de Deus, como a jornalista Marina Cintra. Por esse trabalho foi indicada pela Academia Brasileira de Cinema ao Grande Otelo de melhor atriz coadjuvante.

Na televisão, Moretto fez sua estreia nas telenovelas em 2001, como Heloísa em Estrela-Guia, da TV Globo. Ganhou maior projeção no seriado Os Normais (2002). Tornou-se mais popular pela novela Da Cor do Pecado (2004), onde interpretou a trambiqueira cômica Beki. Ela se especializou em personagens cômicos, pelos quais se tornou conhecida na televisão. Realizou participações especiais nos seriados de comédia A Diarista (2004), A Grande Família (2004), Minha Nada Mole Vida (2007), e muitos outros. Voltou às novelas em 2008, atuando em Três Irmãs, entretanto teve que se afastar da produção devido a sua gravidez. Desde então, ela tem se dedicado ao teatro e ao cinema. Em 2008 foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no Festival Paulínia de Cinema por sua atuação no filme Feliz Natal, dirigido por Selton Mello.