Fernando Torres

Fernando José Torres Sanz (Fuenlabrada, 20 de março de 1984) é um treinador e ex-futebolista espanhol que atuava como centroavante. Atualmente comanda o Atlético de Madrid B.

El Niño, como é conhecido, é considerado por muitos um dos maiores atacantes da história da Seleção Espanhola, já que nos títulos principais e mais importantes da Fúria, foi decisivo fazendo gols e dando assistências nas finais. Tinha como características a velocidade, a explosão e o bom vigor físico, além de ser preciso nos dribles e finalizações. Também destacava-se nos cabeceios, possuindo uma grande técnica em jogadas aéreas.

Pela Seleção Espanhola, conquistou a Euro 2008, a Copa do Mundo FIFA de 2010 e a Euro 2012. Em 2008 fixou-se como um dos principais jogadores na conquista, marcando o gol do título na final contra a Alemanha, dando o título à Fúria após 44 anos sem conquistas continentais. Presente no elenco espanhol que conquistou a Copa do Mundo em 2010, na África do Sul, seu desempenho foi bastante prejudicado devido a uma lesão no joelho sofrida às vésperas do torneio. Na ocasião, Torres foi reserva e não conseguiu marcar nenhum gol.

Já na Eurocopa de 2012, o atacante alternou entre bons e maus momentos, mas foi o artilheiro da Fúria no torneio e um dos goleadores da competição, com três gols. Posteriormente Torres foi eleito o artilheiro do torneio, com três gols e uma assistência, e faturou a Chuteira de Ouro da Euro. Ele e Juan Mata são os únicos jogadores do mundo que possuem títulos da Copa do Mundo FIFA (2010), Eurocopa (2012), Liga dos Campeões da UEFA (2011–12) e Liga Europa da UEFA (2012–13) no currículo.