Fabio Sabag

Fábio Sabag, nome artístico de Fadolo Sabag, (Bariri, 19 de novembro de 1931 – Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2008) foi um ator, diretor e produtor brasileiro de teatro, cinema e televisão. Com quase 60 anos de carreira, Sabag fez quase sete mil participações em produções artísticas.

Já na capital paulista e órfão de pai, Fabio Sabag estudou na Escola Paulista de Medicina, que cursou por três anos. Aí viu que não era isso que queria e que tinha atração pelo circo e por coisas de arte. Começou então a fazer figuração em óperas e participar de programas de rádio, com auditório. Participou dos programas de Homero Silva e Aurélio Campos nas Rádios Tupi e Difusora de São Paulo. Aí se tornou amigo de Helio de Araujo, da Rádio Cultura, e logo foi convidado para escrever o programa “Quem Sabe Mais, o Homem ou a Mulher?“.

No início da década de 1960, na TV Tupi, Fábio Sabag produziu e dirigiu o Teatrinho Trol, um programa de televisão infantil da TV Tupi do Rio de Janeiro, inicialmente patrocinado pela fábrica de brinquedos "Trol". Posteriormente, se chamou Grande Teatro Infantil Kibon, também com elenco variado destinado ao público infantil e passou a ser patrocinado pela empresa de sorvetes Kibon. Foi para a TV Globo em 1967, nas funções de ator e de diretor de teleteatros e novelas. Faleceu no Rio em 31 de dezembro de 2008, lutava contra um câncer de próstata em metástase, ele também apresentou quadro de pneumonia e insuficiência respiratória que agravou sua saúde nos últimos dias.