Ewan Gordon McGregor, OBE (Perth, 31 de março de 1971) é um ator escocês.
O seu primeiro papel profissional surgiu em 1993, quando protagonizou a série Lipstick on Your Collar, transmitida pelo Channel 4. Nos anos seguintes, ficou conhecido no Reino Unido graças às suas colaborações com o realizador Danny Boyle, com quem trabalhou nos filmes Shallow Grave, A Life Less Ordinary e Trainspotting. Este último filme tornou-o famoso internacionalmente.
Alguns dos seus papéis mais notáveis incluem o de Obi-Wan Kenobi nos primeiros três episódios da saga Star Wars (1999-2005), o poeta Christian no musical Moulin Rouge! (2001), o jovem Edward Bloom em Big Fish (2003), o "Fantasma" no thriller político de Roman Polansky The Ghost Writer (2010), Henry em The Impossible (2012), Lumière na versão live-action de Beauty and the Beast (2017), a versão adulta de Christopher Robin no filme homónimo de 2018, a versão adulta de Dan Torrance no filme de terror Doctor Sleep (2019) e Máscara Negra em Birds of Prey (2020).
Em 2018, Ewan ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator numa Minissérie ou Telefilme pelo seu papel duplo dos irmãos Ray e Emmit Stussy na terceira temporada da série Fargo, transmitida pelo FX. Ao longo da sua carreira recebeu ainda nomeações na categoria de Melhor Ator em Comédia ou Musical por Moulin Rouge! e Salmon Fishing in the Yemen. Em 2021, interpretou o papel do estilista Halston na minissérie homónima transmitida pela Netflix. O papel valeu-lhe o Emmy de Melhor Ator numa Série Limitada e uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Ator numa Minissérie ou Telefilme.
Ewan também é conhecido pelos documentários de viagens Long Way Round, Long Way Down e Long Way Up.
Em 2013, recebeu a distinção de OBE (Oficial da Ordem do Império Britânico) pelas suas contribuições para a arte dramática e para a caridade.
Ewan ficou em 36.º lugar na lista das "Maiores Estrelas de Cinema de Sempre" da Empire em 1997. Em 2004, foi considerado a quarta pessoa mais influente da cultura britânica numa votação da BBC. Ewan é embaixador da UNICEF desde 2004. Em 2016, tornou-se cidadão americano.