Don Ameche, nome artístico de Dominic Felix Amici (Kenosha, 31 de maio de 1908 — Scottsdale, 6 de dezembro de 1993), foi um ator estadunidense.
Iniciou sua carreira no cinema em Pecados dos Homens (1936), após anos de dedicação ao rádio. Logo consagrou-se como um dos principais galãs da 20th Century Fox, estúdio onde protagonizou cerca de 40 filmes. Destacou-se entre as décadas de 1930 e 1940, período em que a produção de filmes musicais atingiu seu auge em Hollywood. Entre seus papéis notáveis estão D'Artagnan em Três Mosqueteiros por Engano (1939) e o papel-título em A vida de Alexander Graham Bell, dirigido por Irving Cummings. Apesar de sua longa carreira cinematográfica, Ameche só ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1986, por sua atuação em Cocoon.
Reconhecido por sua elegância em cena, Ameche desempenhou outros papéis importantes em seus últimos anos. Um dos mais marcantes foi em As Coisas Mudam (1988), de David Mamet, no qual interpretou um velho engraxate escolhido pela máfia, devido à sua semelhança com um poderoso chefão, para assumir a culpa por um crime. Ainda em 1988, reprisou o papel que lhe rendeu o Oscar na sequência Cocoon 2 - O Regresso. Embora frequentemente escalado pela Fox em filmes românticos e convencionais, Ameche também trabalhou com renomados diretores, como Ernst Lubitsch, em O Diabo Disse Não.