
Dolly Rebecca Parton (Pittman Center, 19 de janeiro de 1946) é uma cantora, compositora, atriz e filantropa estadunidense, conhecida principalmente por ser uma musicista country. Após conquistar sucesso escrevendo canções para outros artistas, Parton lançou seu álbum de estreia Hello I'm Dolly (1967), iniciando uma carreira de 60 anos e 49 álbuns de estúdio, incluindo Rockstar (2023), que se tornou seu álbum de maior sucesso na Billboard 200, chegando ao terceiro lugar.
Descrita como uma "lenda do country", Parton já vendeu mais de 100 milhões de discos mundialmente, configurando-se com uma das artistas musicais mais vendidas de todos os tempos. Ela detém vários certificados de ouro, platina e multiplatina da Recording Industry Association of America (RIAA). Parton possui 25 singles que alcançaram o topo da tabela country da Billboard, um recorde para artistas femininas (empatado com Reba McEntire). Ela possui 44 álbuns que atingiram o top dez da tabela de álbuns country estadunidense, bem como mais de 110 canções que entraram nos gráficos ao longo dos últimos 40 anos. Parton já escreveu mais de 3.000 canções, incluindo "I Will Always Love You" (que alcançou o topo da tabela country nos Estados Unidos e tornou-se um sucesso global com Whitney Houston), "Jolene", "Coat of Many Colors" e "9 to 5". Como atriz, ela estrelou os filmes 9 to 5 (1980) e The Best Little Whorehouse in Texas (1982), ambos pelos quais ela foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, além de Rhinestone (1984), Steel Magnolias (1989), Straight Talk (1992) e Joyful Noise (2012).
Parton já recebeu vários prêmios, incluindo 11 Grammy Awards de 50 indicações. Ela ganhou dez Country Music Association Awards, incluindo Entertainer do Ano, sendo uma das únicas sete artistas femininas a vencerem o prêmio. Parton possui cinco Academy of Country Music Awards (incluindo Entertainer do Ano), quatro People's Choice Awards e três American Music Awards. Ela também faz parte de um seleto grupo de pessoas que receberam ao menos uma indicação ao Academy Awards, Grammy Awards, Tony Awards e Emmy Awards. Em 2005, Parton recebeu a Medalha Nacional das Artes. Ela foi a segunda mulher a ser introduzida tanto no Country Music Hall of Fame quanto no Rock and Roll Hall of Fame.
Fora de seu trabalho nas indústrias de música e cinema, ela também é co-proprietária da The Dollywood Company, que administra múltiplos locais de entretenimento, incluindo o parque temático Dollywood, o parque aquático Splash Country e uma série de locais de teatro com jantar, entre eles The Dolly Parton Stampede e Pirates Voyage. Ela fundou várias organizações filantrópicas e de caridade, a principal delas sendo a Dollywood Foundation, que administra uma série de projetos para levar educação e alívio da pobreza ao leste do Tennessee, onde ela foi criada.