Dinesh D'Souza

Dinesh Joseph D'Souza (Bombaim, 25 de abril de 1961) é um comentarista político indo-americano, provocador, escritor, cineasta e teórico da conspiração de extrema-direita. Entre 2010 a 2012, foi presidente do The King's College, uma universidade cristã de Nova York.

Nascido em Bombaim, D'Souza estudou nos Estados Unidos como intercambista e se formou no Dartmouth College. Ele tornou-se um cidadão naturalizado em 1991. D'Souza é o autor de vários livros incluídos na lista dos mais vendidos segundo o The New York Times, incluindo títulos sobre apologética cristã. D'Souza é crítico do novo ateísmo. Seu último sucesso editorial é o livro The Big Lie: Exposing the Nazi Roots of the American Left que em agosto de 2017 era o décimo sexto livro mais vendido nos Estados Unidos e o oitavo na categoria de não-ficção, segundo o New York Times.

Em 2012, D'Souza lançou seu filme "2016: Obama's America", baseado no seu livro, "The Roots of Obama's Rage", publicado em 2010, com críticas ao então presidente Barack Obama. O filme é o documentário conservador de maior bilheteria produzido nos Estados Unidos.

Em 2016, D'Souza lançou um livro e um documentário com o título de Hillary's America, que apresentou a narrativa pessoal de D'Souza sobre o Partido Democrata; O filme foi o documentário de maior bilheteria daquele ano.

Os filmes de D'Souza foram altamente criticados por especialistas, com muitos o acusando de endossar teorias da conspiração e outras representações de fatos sem fundamento.