Dennis Rodman

Dennis Keith Rodman (Trenton, 13 de Maio de 1961) é um ex-basquetebolista norte-americano que atuava como pivô.

É reconhecido como um dos maiores jogadores da história da National Basketball Association (NBA), na qual se destacou por sua tenacidade na defesa e no rebote. Sua biografia oficial no site da NBA lhe descreve como "o melhor pivô reboteiro da história da NBA". Apelidado de "The Worm" ("O Verme"), ganhou cinco vezes o título da NBA, duas vezes o prêmio de Melhor Jogador de Defesa da Temporada, foi eleito oito vezes para o Melhor Time de Defesa da NBA e liderou a liga em rebotes por sete temporadas consecutivas, um recorde.

Foi induzido ao Basketball Hall of Fame em 2011, mesmo ano no qual o Detroit Pistons aposentou a camisa nº 10 em sua homenagem. Em 2021, foi escolhido dos 75 maiores jogadores da história da NBA.

Disputou basquete universitário universitário pela North Central Texas College e ingressou na NBA em 1986, ao ser escolhido pelo Detroit Pistons com a 26ª escolha da segunda rodada. Jogou pelo Pistons até 1993, onde venceu os títulos de 1989 e 1990 e eleito Melhor Jogador de Defesa em 1990 e 1991. Passou pelo San Antonio Spurs (1993-1995) e foi para o Chicago Bulls em 1995, onde, ao lado de Michael Jordan e Scottie Pippen, foi tricampeão em 1996, 1997 e 1998. Passou por Los Angeles Lakers (1999) e Dallas Mavericks (2000), seu último time na NBA.

Também ficou conhecido por seu estilo extravagante e sua personalidade controversa. Era conhecido por tingir o cabelo de várias cores, usar piercings e tatuagens e frequentemente interrompia partidas em razão de se envolver em confusões com árbitros e jogadores adversários. Esteve envolvido em relacionamentos midiáticos com a cantora Madonna e a atriz Carmen Electra e também já atraiu atenção em razão de sua amizade com o líder norte-coreano Kim Jong Un. Além de sua carreira da NBA, Rodman também disputou basquete na Itália, Finlândia e Inglaterra, participou de eventos de luta profissional e de reality shows.