Manfried Sant'Anna OMC, mais conhecido como Dedé Santana, (Niterói, 29 de abril de 1936) é um ator, humorista, apresentador, roteirista e cineasta brasileiro. Considerado o maior "escada" do humor brasileiro, teve sua carreira marcada pela parceria com Renato Aragão, com quem idealizou o grupo humorístico Os Trapalhões. Além de atuar, Dedé também dirigiu e escreveu diversos filmes do grupo.
De família circense, Dedé iniciou a carreira nos palcos ainda criança, passando posteriormente a atuar como palhaço, acrobata e trapezista. Após iniciar a carreira profissional no teatro e no cinema, foi trabalhar na TV Tupi, formando ao lado do irmão Dino Santana a dupla cômica Maloca e Bonitão, com quem estrelou três filmes e um programa de televisão. Em 1964, conhece Aragão, formando uma das maiores duplas de comédia do Brasil, Didi & Dedé, e atuando em uma série de filmes e programas humorísticos como Os Adoráveis Trapalhões, Praça da Alegria, A Cidade Se Diverte e Os Insociáveis, até, a partir da década de 1970, formarem definitivamente o quarteto humorístico Os Trapalhões ao lado de Mussum e Zacarias. Inicialmente na Tupi, o grupo transferiu-se para a Rede Globo no ano de 1977, tornando-se uma das maiores audiências da emissora durante três décadas, até o fim definitivo do grupo em 1995.
Posteriormente, Dedé fez participações em vários programas de diversas emissoras, até ingressar no humorístico
A Praça é Nossa, com o quadro "Comando Maluco", interpretando o general Dedé/Berinjela, que fez sucesso entre o público e rendeu um programa próprio ao humorista, Dedé e o Comando Maluco (2005–2008), transmitido pelo SBT e que conquistou uma grande legião de fãs. Após o fim do programa em 2008, Dedé retorna à Globo e retoma sua parceria com Aragão, atuando em vários projetos, como os humorísticos A Turma do Didi (2008–10) e Aventuras do Didi (2010–13) e o filme Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood (2017). Paralelamente, participou de outros projetos como os filmes O Shaolin do Sertão (2016) e Antes que Eu me Esqueça (2018) e voltou a atuar nos palcos, apresentando-se e produzindo espetáculos circenses por todo o Brasil, entre eles uma parceria com Maurício de Sousa na criação do espetáculo Circo da Turma da Mônica.