David Michael Letterman (Indianápolis, 12 de abril de 1947) é um apresentador de televisão, comediante, escritor e produtor norte-americano. Ele foi apresentador de talk shows de televisão durante 33 anos, começando em 1 de fevereiro de 1982, onde apresentava o Late Night com David Letterman na NBC, e terminando em 20 de maio de 2015, com a transmissão do último Late Show with David Letterman na CBS. No total, Letterman realizou 6 028 episódios de Late Night e Late Show, superando em 2008 seu amigo e mentor Johnny Carson como o apresentador de carreira mais longa na história da televisão norte-americana. Em 1996, Letterman ficou em 45º no Guia de TV "50 maiores estrelas de TVs de Todos os Tempos". Em 2002, The Late Show com David Letterman ficou em sétimo lugar nos 50 maiores programas de TV de todos os tempos da TV Guide.
Seu último programa foi ao ar nos Estados Unidos em 20 de maio de 2015. Ele foi substituído pelo também comediante Stephen Colbert. Atualmente, Letterman apresenta uma série da Netflix chamada My Next Guest Needs No Introduction with David Letterman.
Letterman também é produtor de televisão e cinema. Sua empresa, a Worldwide Pants Incorporated, produziu seus shows, bem como o The Late Late Show com Craig Ferguson e também já produziu várias séries cômicas de sucesso, com a mais famosa sendo Everybody Loves Raymond. Vários apresentadores de fim de noite citaram a influência de Letterman, incluindo Conan O'Brien (seu sucessor no Late Night), Stephen Colbert (seu sucessor no The Late Show), Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e Seth Meyers.