Daniel Louis "Dan" Castellaneta (Oak Park, Illinois, 29 de outubro de 1957) é um ator ítalo-americano de teatro, cinema e televisão, comediante, dublador e escritor de televisão. Ele é mais conhecido por sua dublagem de longa duração de Homer Simpson na série animada "Os Simpsons". Ele também dubla muitos outros personagens de "Os Simpsons", incluindo Abraham Simpson; Barney Gumble; Krusty, o Palhaço; o zelador Willie, o prefeito Quimby e Hans Moleman.
Nascido no subúrbio de Chicago de Oak Park, Illinois, Castellaneta começou desde muito cedo a ter aulas de teatro. Ele ouvia os discos de comédia de seu pai e fazia imitações de artistas. Após graduar-se em Universidade de Northern Illinois, Castellaneta juntou-se a The Second City de Chicago, em 1983, ficando com o grupo até 1987. Ele foi do elenco de The Tracey Ullman Show, que estreou em 1987.
O The Tracey Ullman Show incluiu uma série de curtas animados sobre uma família disfuncional. Vozes foram necessários para os curtas, então os produtores decidiram pedir a Castellaneta para dublar Homer. Sua voz para o personagem começou como uma imitação de Walter Matthau, mas depois evoluiu para uma voz mais forte. Os curtas viriam a ser desmembrados em Os Simpsons. Castellaneta ganhou quatro Prêmios Emmy do Horário Nobre de Melhor Dublador em seu trabalho na série, bem como um Annie Award de Melhor Performance Individual no Campo da Animação em 1993. Castellaneta co-escreveu quatro episódios de Os Simpsons com a sua esposa Deb Lacusta.
Castellaneta também teve papéis em diversos outros programas de televisão, incluindo a sitcom Sibs, As Aventuras do Pato Dínamo e das séries animadas Darkwing Duck, De Volta para o Futuro (série animada), Earthworm Jim, Aladdin: A Série Animada e Hey Arnold!. Em 1999, ele apareceu no especial de Natal Olive, a Outra Rena e ganhou um Annie Award por seu papel do Carteiro. Castellaneta também lançou um CD de comédia, I Am Not Homer (Eu Não Sou o Homer) e escreveu e estrelou um monólogo intitulado Where Did Vincent van Gogh?.