Cristina Prochaska

Cristina Prochaska (São Paulo, 12 de novembro de 1959) é uma atriz, apresentadora de televisão, radialista e jornalista brasileira. Iniciou sua carreira no teatro aos onze anos de idade, mas sua estreia na televisão só ocorreu na TV Bandeirantes em 1981, sendo radialista da Band FM; na mesma emissora, atuou pela primeira vez na telenovela Sabor de Mel, como Ângela. Posteriormente, apresentou o Programa de Domingo, na Rede Manchete, também sendo atriz, produtora e repórter.

Sua presença na Rede Globo ocorreu a partir de 1987, apresentando o programa Vídeo Show, além da telenovela Direito de Amar, no qual interpretou Carola. No ano seguinte, apresentou o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, até retornar a ficção em Abolição, Vale Tudo e Que Rei Sou Eu?. Em 1990, estreou no cinema em Uma Escola Atrapalhada, mas foi no filme Círculo de Fogo que sua personagem Luciana foi eleita como Melhor Atriz no Festival de Brasília. Em 1993, interpretou Elza em Olho no Olho; Em 1998, protagonizou a novela Estrela de Fogo, como Estela, na RecordTV, na qual fez par romântico com o ator Fúlvio Stefanini.

Durante a década de 2000, realizou papéis no cinema em Avassaladoras e O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili, Inverno e Última Parada 174; na minissérie e microssérie Aquarela do Brasil e Poeira em Alto Mar; das séries Casos e Acasos e Faça Sua História; além de concluir a década voltando as telenovelas em Minha Terra, Minha Mãe, da Angola, além da brasileira Viver a Vida. Posteriormente, ainda faria participação especial nas séries As Cariocas e As Brasileiras, além do filme Nova Amsterdam.