Brian A. Kinney é um personagem fictício da série de televisão americana Queer as Folk , uma serie sobre a vida de um grupo de homens e mulheres gays que vivem em Pittsburgh, Pensilvânia. O personagem foi criado por Ron Cowen e Daniel Lipman e foi interpretado pelo ator americano Gale Harold durante os cinco anos do programa.
Bonito e masculino, Brian é um executivo de publicidade de sucesso que possui um luxuoso loft em Pittsburgh e leva um estilo de vida glamoroso e auto-indulgente. Ele é retratado como extremamente promíscuo e narcisista, tendo orgulho de sua aparência e seu status como o homem mais desejável na Liberty Avenue de Pittsburgh. Brian rejeita completamente a heteronormatividade, na qual inclui o Casamento Gay e a Monogamia em geral. Suas histórias no programa giram em partes, em torno de sua recusa em aderir a esses ideais, muitas vezes colocando-o em desacordo com seus amigos gays que desejam se casar e começar suas próprias famílias. Apesar de seus sentimentos, Brian desenvolve um relacionamento romântico e sexual com o jovem artista Justin Taylor, que é central em toda a série.
Brian tem sido objeto de controvérsia entre os gays que assistem o programa. Ele foi descrito como "o herói gay supremo" por sua filosofia liberacionista, mas também foi criticado por sua representação do que muitos espectadores gays acreditam ser "estereótipos negativos sobre homens gays". Apesar se sua controvérsia, Brian é descrito como um dos personagens gays mais importantes da televisão. Em novembro de 2007, Brian foi eleito o personagem de televisão gay mais popular de todos os tempos pelo site gay, AfterElton.