Breno Moroni

Breno Moroni Girão Barroso, mais conhecido como Breno Moroni (Petrópolis, 6 de fevereiro de 1954), é um ator, dramaturgo, mímico e artista circense brasileiro.

Ator, diretor, professor de interpretação, autor teatral, palhaço, mímico, malabarista, faquir, equilibrista, comedor de fogo, contorcionista, acrobata, dublê, locutor e radialista. Formado pela Escola de Teatro do F.E.F.I.E.G.(Rio 1974) e pela Academia Piolim de Artes Circenses. Já atuou em treze países, participou da montagem de 68 obras teatrais, setenta filmes, diversas campanhas publicitárias. Atuou e dirigiu em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. Ingressou nas artes com profundidade, estudando e lecionando em muitas escolas, workshops e cursos artísticos.

Em 1988, trabalhou na segunda versão da extinta TV Rio apresentando videoclipes no programa Radial Breno Moroni, e se torna um dos primeiros VJ's da tv brasileira, antes da inauguração da MTV Brasil.

Em 1988, atuou no filme Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva, no papel de "Velha Índia", um vilão disfarçado a serviço do grande Rei (Geraldo Del Rey)..

Sua irmã mais velha, Jana Moroni Barroso, foi uma guerrilheira, oficialmente desaparecida em janeiro de 1974 quando integrava o grupo do Partido Comunista do Brasil que lutou contra a ditadura militar brasileira na Guerrilha do Araguaia.

Seu papel mais conhecido foi Adonay, o "Mascarado" em A Viagem, de 1994. O personagem apesar da aparência sombria e misteriosa, fez sucesso com as crianças.