Billy Ray Cyrus

William "Billy" Ray Cyrus (Flatwoods, 25 de agosto de 1961) é um cantor de música country, compositor, ator e filantropo dos Estados Unidos, que tornou-se um fenômeno mundial na música country. Tendo lançado doze álbuns de estúdio e 44 singles desde 1992, é mais conhecido pelo single "Achy Breaky Heart", que se tornou o primeiro e único a alcançar o status de platina triplo na Austrália. Foi também o único single mais vendido no país em 1992. Graças ao videoclipe deste hit, o linedance tornou-se mania em todo o mundo. Cyrus, é recordista de vendas de discos, marcou um total de oito singles no top-10 da Billboard Hot Country Songs. Seu álbum mais bem sucedido é o estreante Some Gave All, com certificação 9 de multi-platina nos Estados Unidos e o álbum de estreia que mais permaneceu em primeiro lugar na Billboard 200 (17 semanas consecutivas). é também o único álbum de estreia no top-ranking por um artista country masculino. Permaneceu 43 semanas no top 10, uma marca superada por apenas um álbum country na história, Ropin' The Wind de Garth Brooks. Some Gave All foi também o primeiro álbum a alcançar o número 1 na Top Country Albuns. O álbum vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, é o álbum de estreia mais vendido de todos os tempos por um artista masculino. Some Gave All também foi o álbum mais vendido de 1992, nos EUA com 4 832 000 cópias. Em sua carreira, lançou 35 singles, dos quais 15 alcançaram o Top 40.

De 2001 a 2004, Cyrus protagonizou a série Doc. Em Doc interpretou um médico do interior que se muda de Montana para Nova York.

É o pai da também cantora e atriz Miley Cyrus que decidiu seguir os passos do pai. Ambos atuaram lado a lado na série Hannah Montana, onde interpretam respectivamente Robby Ray Stewart e Miley Stewart, personagens cujos nomes carregaram semelhanças aos nomes artísticos dos atores. Em Hannah Montana, ele largou o country e mudou o nome para Robert Raymond Stewart, ou Robbie Ray para poder cuidar dos filhos Miley e Jackson Stewart, interpretado por Jason Earles.