Anna May Wong

Anna May Wong (Los Angeles, 3 de janeiro de 1905 – Santa Monica, 3 de fevereiro de 1961) foi uma atriz norte-americana, a primeira grande estrela de ascendência asiática no cinema norte-americano e a se tornar uma estrela internacional. Sua variada e extensa carreira incluiu o cinema mudo, falado, a cores, o teatro e o rádio.

Nascida em Los Angeles, descendente da segunda geração de chineses, Anna se interessou ainda criança pela indústria do cinema. Atuou no cinema mudo e em um dos primeiros filmes falados. Anna tornou-se um ícone da moda e alcançou o estrelado e reconhecimento internacional em 1924. Frustrada com os estereótipos relegados às suas personagens coadjuvantes, ela deixou a indústria de Hollywood e partiu para a Europa no final da década de 1920, onde estrelou em papéis notáveis, como em Piccadilly (1929). A década seguinte seria de viagens constantes entre Estados Unidos e Europa, dividindo seu tempo entre as câmeras e os palcos.

Em 1935, Anna ficou extremamente desapontada e desanimada com sua carreira quando a Metro-Goldwyn-Mayer não lhe deu o papel principal no filme The Good Earth. A protagonista acabou indo para a atriz Luise Rainer, que usou maquiagem para parecer asiática. Anna então passou o ano seguinte na China, visitando a vila de seus avós e estudando a cultura do país. Já no final dos anos 1930, ela estrelou vários filmes B para a Paramount Pictures, sempre em papéis positivos de personagens asiáticos. Anna também deu uma pausa em sua carreira no começo da Segunda Guerra Mundial para arrecadar fundos e ajudar nos esforços da Segunda Guerra Sino-Japonesa. Anna só voltaria ao estrelado nos anos 1950 em vários papéis na televisão.