Ângelo Antônio Carneiro Lopes (Curvelo, 4 de junho de 1964) é um ator brasileiro. Conhecido por seus papéis de carga dramática na televisão e no cinema, seu primeiro trabalho de maior repercussão foi como Alcides na telenovela Pantanal em 1990. Ele foi laureado ao longo de sua carreira de quatro décadas com várias premiações importantes, incluindo um Grande Otelo, dois Prêmios APCA e dois Prêmios Qualidade Brasil, além de ter recebido indicações para um Prêmio Guarani e dois Prêmios Shell.
Ângelo iniciou sua carreia no teatro em 1986 no espetáculo Aurora da Minha Vida. No entanto, foi na televisão que ele adquiriu maior destaque nacional. Seu primeiro trabalho foi na pele do peão vingativo Alcides em Pantanal, da Rede Manchete, papel que lhe rendeu o Prêmio APCA de Melhor Revelação Masculina. Em seguida, foi contratado pela TV Globo, onde desempenhou papéis importantes em diversas produções, como Beija Flor em O Dono do Mundo (1991), Adelmo em Suave Veneno (1999), Edmundo em O Cravo e a Rosa (2000) e Dr. Eduardo em Alma Gêmea (2005).
No cinema, desempenhou papéis importantes, sobretudo em filmes de drama biográfico, ganhando elogios da crítica. Estreou na sétima arte em 1998 no filme Bella Donna no papel do pescador Tonho. Protagonizou o drama O Tronco e interpretou Curupira em No Coração dos Deuses, em 1999. Mas, foi em Dois Filhos de Francisco que recebeu aclamação da crítica, recebendo os prêmios de melhor ator pela APCA e pelo Grande Otelo da Academia Brasileira de Cinema. Ainda se destacou no drama biográfico Chico Xavier (2011), na pele do protagonista-título, Entre Vales (2012), À Beira do Caminho (2012), Entre Irmãs (2017) e O Clube dos Anjos (2023).
No teatro, seus trabalhos mais famosos foram nas montagens A Cerimônia do Adeus e O Despertar da Primavera, ambas em 1988, Tâmen - A Inconfidência (1989), Não Flor, Nem Fera (1992) A Lista de Alice (1998), pela qual foi nomeado ao Prêmio Shell de Melhor Ator, A Prova (2002) e O Continente Negro (2007), trabalho esse que lhe rendeu sua segunda indicação ao Prêmio Shell de Melhor Ator.