Alessandra Vidal de Negreiros Negrini (São Paulo, 29 de agosto de 1970) é uma atriz brasileira. Ela chegou à fama na década de 1990 com papéis importantes na televisão, onde tornou-se conhecida por sua versatilidade e tipos marcantes. Negrini é ganhadora de vários prêmios, incluindo um APCA e um Prêmio Guarani, bem como os prêmios dos festejados Festival de Brasília e Festival do Rio, além de ter recebido indicações ao Grande Otelo, dois Troféus Imprensa e três Prêmios Qualidade Brasil.
Negrini fez sua estreia como atriz profissional na série Retrato de Mulher (1993), na TV Globo, seguido de sua participação na novela Olho no Olho (1993). Entretanto, sua descoberta deu-se ao protagonizar a minissérie Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados (1995), no papel da jovem Engraçadinha, pela qual foi eleita Revelação do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Nos anos seguintes, ela se tornou figura frequente na televisão, com destaque nas novelas Anjo Mau (1997), Meu Bem Querer (1998) e Desejos de Mulher (2002). Negrini também esteve em evidência na minissérie histórica A Muralha (2000) no papel da guerreira Isabel.
Ela teve sua carreira marcada ao protagonizar a novela Paraíso Tropical (2007) como as gêmeas Taís e Paula, com êxito de público e crítica. No cinema, é reconhecida por protagonizar produções expressivas. Estrelando Cleópatra (2007), recebeu o prêmio de Melhor Atriz pelo Festival de Cinema de Brasília. Foi internacionalmente premiada por sua performance no drama O Abismo Prateado (2011), que lhe valera também o Prêmio Guarani de Melhor Atriz. Ela é reconhecida pela versatilidade, tendo atuado nos mais diversos gêneros, com destaque na ação 2 Coelhos (2012), na comédia Mulheres Alteradas (2018) e no drama Acqua Movie (2021), pelo qual foi nomeada ao Grande Otelo de Melhor Atriz por sua atuação.
Nos anos recentes, fez uma sequência de antagonistas em telenovelas que a fizeram ficar conhecida pelo perfil de personagens descompensadas, como a perversa Catarina Ribeiro em Lado a Lado (2012), a tresloucada Susana Bueno em Boogie Oogie (2014), a golpista atrapalhada Susana Adonato em Orgulho e Paixão (2018) e, mais recentemente, a vingativa Guida em Travessia (2022). Ela também obteve grande repercussão e reconhecimento internacional ao interpretar a bruxa Inês na série de fantasia Cidade Invisível (2021-23), distribuída mundialmente pela Netflix.