Adolfo Rosenthal

Adolfo Osvaldo Orico Rosenthal (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1961), formado em História pela PUC-RJ, é cineasta, diretor de teledramaturgia, produtor e autor-roteirista brasileiro, filho da atriz e cantora Vanja Orico e do engenheiro André Rosenthal.

Iniciou sua carreira em 1985, no departamento de aberturas da TV Globo, e, em 1988, torna-se o responsável na Rede Manchete por aberturas de novelas como Pantanal, Kananga do Japão e Xica da Silva. Em 1991, codirige a minissérie O Farol, adaptação de obra de seu avô, o escritor Osvaldo Orico.

A partir de 1995, torna-se produtor independente, realizando comerciais e programas de TV para canais como Multishow, Canal Brasil e Futura.

Em 2006, produz e dirige uma série exibida no Fantástico da TV Globo, que reconstituiu a trajetória aérea de Santos Dumont.

A partir de 2007, dirige e co-produz, em parceria com a produtora Contém Conteúdo, uma coleção de sete telefilmes adaptados de obras de grandes autores nacionais, como Machado de Assis, Érico Veríssimo, Carlos Heitor Cony, Aluízio Azevedo, João do Rio e Jorge Amado, a maioria exibidos no Especial Record de Literatura e ainda no Universal Channel, TV Brasil e TV Escola.